Como fazer o cadastro Farmácia Popular

A Caixa Econômica Federal (CEF) é o órgão que cuida do processo de cadastro das farmácias no programa Farmácia Popular, através do sistema SIFAP, disponível no endereço https://sifap.caixa.gov.br

A abertura dos cadastros acontece conforme a estratégia de expansão do programa, e nem sempre é divulgada com antecedência a oportunidade de se credenciar. Leia a seguir as etapas básicas do processo de inscrição/cadastro no Farmácia Popular:

 

1. Pré-cadastro e Cadastro
Quando o sistema estiver disponível para cadastro, a empresa deverá inserir os dados iniciais, CNPJ e email, e realizar o pré-cadastro. Após, receberá orientação quanto à conclusão do cadastro inicial, que é realizada no sistema SIFAP.

2. Documentos na CAIXA
Após a etapa 1 comentada acima, a farmácia receberá a orientação sobre a lista de documentos e comprovantes que deverá apresentar na agência da CAIXA indicada pelo sistema. Os documentos serão analisados e o solicitante poderá acompanhar através do SIFAP, acessando com seu número NIS e senha.

3. Documentos no Ministério da Saúde
No momento em que a empresa apresenta os documentos na CAIXA, é emitido o RTA, um comprovante da solicitação de participação e apresentação de documentação na CAIXA, que deverá ser enviado para o Ministério da Saúde.

4. Publicação no DOU
Toda a documentação apresentada será analisada pela equipe do programa, no Ministério da Saúde, e uma vez aprovada o pedido de participação no Farmácia Popular, será publicado no Diário Oficial da União a confirmação do credenciamento da empresa.

5. Configurações e Vendas teste
Após confirmada a liberação da participação, a empresa receberá orientações sobre as configurações do sistema de vendas, para que possa realizar as vendas teste, passando pelo ambiente de homologação, e uma vez que tudo funcione corretamente, estará apta a iniciar as vendas.

IMPORTANTE: São comuns erros de sistema, erros humanos, documentação errada, falha de comunicação, entre outros problemas, que acabam interrompendo, atrasando e até mesmo impedindo a conclusão do cadastro da farmácia. Nós somos especialistas em Farmácia Popular e podemos ajudar a solucionar situações como essas, conheça mais sobre nosso trabalho, ou envie uma mensagem comentando sua situação, estamos à disposição.

Adaptado de: Caixa Federal

 

Posted in Farmácia Popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *